Eles Vivem

OBEY
Filme dos anos 80, feito com baixo orçamento, logo espere um filme não tão bem feito e com efeitos especiais sofríveis. E o filme tem disso, mesmo. Mas quer saber? ADOREI este filme. A execução da idéia pode deixar um pouco a desejar, mas a idéia central do filme é tão boa que chega quase a ser coisa de gênio.
Resumidamente, porque eu não gosto de estragar a surpresa de quem assiste um filme: o filme se passa nos anos 80 nos Estados Unidos, em meio à crise econômica americana, onde os ricos ficavam mais ricos e os pobres corriam atrás de emprego, cada vez mais raro. Um cidadão comum desempregado vai de cidade em cidade em busca de emprego. Um belo dia, ele encontra uns óculos escuros que o fazem ver o mundo como ele realmente é… a humanidade está subjugada por uma raça alienígena, que está entre nós, disfarçados de humanos normais. Todo o nosso trabalho é para manter o conforto e o crescimento econômico deles. Há um pequeno grupo de resistência, que fabricou os óculos e está tentando conscientizar as pessoas, mas quase não conseguem – ninguém mais questiona os acontecimentos, as atitudes do governo, os problemas com a sociedade… ninguém mais questiona a realidade, estão todos conformados. E a realidade é que o mundo está cheio das mensagens subliminares dos alienígenas, que podem ser vistas com os óculos, e que mantêm as pessoas nessa atitude submissa e conformista. Eles vivem, nós dormimos.
Um filmaço. Poderiam ter explorado ainda um pouco mais a estória, eu acho, mas vale a pena mesmo assim.
Site oficial do filme, na página do diretor John Carpenter.

5 pensou em “Eles Vivem

  1. Norman

    Esse filme realmente é fantástico, assisti ele no cinema, existe um jogo de 16 bits (mega drive, super nintendo e PC) chamado Flashback – Quest for identy (http://en.wikipedia.org/wiki/Flashback:_The_Quest_for_Identity), voce joga esse game do início ao fim lembrando desse filme, tenho certeza absoluta que o criador desse game assistiu esse filme. (observação 1: esse game está no TOP 10 de todos que joguei em minha vida. observação 2: se tiver oportunidade baixe a rom e teste o game).

    Responder
  2. Bertelli

    Hmm… eu me lembro vagamente desse jogo… sim, da mesma produtora de “Out of this World”! (que eu nunca terminei…)
    Eu me lembro de ter visto a abertura deste jogo, acho que num CD de jogos demo… bem, agora tenho um bom motivo para ir atrás dele 🙂 valeu!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *